domingo, 30 de outubro de 2011

O VISITANTE ALIENÍGENA

Um dos sucessos entre as propostas de redação do ensino fundamental (e até médio) era, sem dúvida, a redação sobre o visitante alienígena. A hipótese de um visitante de outro planeta cria marketing, revistas especializadas e, às vezes, até igrejas. Eu não lembro bem o que eu respondia na época. Talvez falasse dos males da terra, da fome, da miséria e, algo que na época não estava tão na moda, os riscos ao meio ambiente. De todo modo, creio que a proposta pedagógica se cumpria: de fato, se pensarmos bem, todos temos algo a dizer a um E.T., no caso de não corrermos com medo dele.

Hoje eu me sinto um pouco como o visitante alienígena, a olhar o mundo com estranheza e espanto, como se tivesse vindo de muito, muito longe. Por onde ando vejo sentimentos contraditórios, amor e ódio, esperança e desespero, e pessoas de todas opiniões e credos tentando esclarecer e mapear a ordem implícita de tudo, ou o caos explícito de tudo. Os hábitos humanos me alegram e me enojam, me enchem de medo e de carinho. O dinheiro se alastra sobre tudo, mas cada mão humana que o pega carrega algo de bom. As prisões crescem e prosperam, mas em cada mente humana há o espaço do perdão.

Hoje eu, o visitante alienígena, olho para mim mesmo, este ser humano, que me parece tão alheio. Olho com curiosidade seus hábitos, sua dor de barriga antes de fazer provas e apresentações públicas, sua falta de paciência consigo mesmo, seu jeito engraçado de rir, sua autocomiseração. Olho como se me houvessem dado ele de presente, como se ele fosse meu refém. Mas não sou do tipo de alienígena que faz grosseiras experiências. Além do mais, não há aqui muito o que avaliar, medir ou quantificar: deste ser já se sabe muito, desde muito tempo. Agora quero despedir-me dele. Se ele for embora, para onde vai? E eu, para onde vou?

Um comentário:

Lara Vasconcelos disse...

"And if you see
Don't make a sound
Pick your feet up off the ground
And if you hear as the warm night falls
The silver sound from a time so strange
Sing to me
Sing to me"